Páginas

quarta-feira, 18 de abril de 2012

#iPlay - Portal 2 [Parte 1]

Saudações Pseudo-Nerds do mundo! Hoje teremos a primeira parte do iPlay de Portal 2. Então aproveitem e não deixem de comentar!!!

Antes de começarmos, precisamos esclarecer algumas coisas.

Primeiro, o que é este review?
Uma explanação geral sobre o referido jogo, explorando alguns pontos que nós julgamos interessantes e compartilhamos com vocês.

Segundo, o que NÃO é este review?
Um guia, walkthrough, gameplay ou qualquer outra ferramente de “me ensine a jogar e passar todas as fazes sem ter que pensar pra poder prosseguir no jogo”.

Atenção: o artigo a seguir contém spoilers [revelações de conteúdo] do jogo. Se você ainda não jogou e não quer saber do que acontece lá, NÃO LEIA!










Ficha técnica




Nome/Título Original: Portal 2




Ano de lançamento: 2011




Empresa: Valve Software




Gênero: Tiro/Ficção Científica




Classificação ESRB: T




Plataformas: PC, MAC, X360 e PS3




Formas de jogo: Single Player/Co-Op




Nossa classificação: ver no final do review









Bem, como introdução, recomendamos que você jogue primeiro o Portal “1” para entender um pouco da história. Você deve se lembrar que, no final do jogo, após GlaDOS (nome chato pra escrever!) ser destruída, vemos Chell ser arrastada para algum lugar. Óbviamente havia mais alguém no local, alguém que sabia de tudo e que não poderia deixá-la escapar e contar ao resto do mundo o que acontecia lá.









Diferente de seu antecessor, Portal 2 segue o padrão de divisão das partes do jogo como a série Half-Life, dividindo a história em capítulos.









Capítulo 1 - The Courtesy Call (algo como Visita de Cortesia)









Pois bem. Logo no início do jogo, “acordamos” em um tipo de quarto, com uma arrumação simples e muito parecida com a de um hotel. Uma voz eletrônica nos faz realizar exercícios ridículos para testar se não estamos loucos. E então, dormir de novo.











Após o flash, acorda-se novamente, desta vez com a imagem do quarto modificada para um típico cenário de terror. A voz eletrônica dizia ter se passado nove (..) não se se sabe se são mêses, anos, décadas. Dias não pode ser por que o estado de decomposição das paredes mostra que passou muito mais tempo que 9 dias. A partir daí, conhecemos o terceiro personagem, em sua aparição inédita: Wheatley.









Ele literalmente carrega o quarto até uma entrada (que não existia até ele abrir um buraco na parede batendo o quarto contra ela!). No caminho, podemos ver outros quartos enfileirados, que podem dizer que existem outros humanos para testes. Vai saber.









Ao entrar no lugar, cai-se dentro do cubículo de testes inicial, o mesmo do primeiro jogo. A voz eletrônica diz que devido à problemas técnicos, ao invés dos testes convencionais, serão realizados testes de emergência, algo como um substituto às salas originais. Mesmo porque não ia ter graça jogar as mesmas salas do primeiro de novo. Quando se passa pelo portal, se olhar depressa, vai notar que a imagem da Chell foi melhorada, dando um ar mais real e jovem à ela. E agora temos mais certeza de que ela é uma mulher, e não o ser esquisito do primeiro jogo.










Observem o novo elevador, muito mais elegante que o do primeiro jogo.











Caminha-se pelo jogo, passando por algumas salas e nota-se a destruição ao redor, o que passa a idéia de que muitos anos se passaram, desde o primeiro jogo.









Chamo a atenção para o local onde encontramos a arma de portal (apenas o azul). Nas paredes há muitos desenhos.





















Depois de um tempo, chegamos ao local onde o “corpo” da GlaDOS está. Reparem que é diferente do primeiro jogo. Mas nada abissal. E quando a saída parecia próxima, o computador faz com que ela se levante e comece tudo de novo. Pobre Weathley, morrer assim, amassado.









Você realmente deve amar os testes.” a fala sinistra da GlaDOS.









Caímos mais fundo, até o incinerador central, onde todo o lixo das instalações vai. Vemos muitos cubos e turrets jogados lá. Quanto desperdício!









Capítulo 2 - The Cold Boot [literalmente O Arranque à Frio]




Capítulo 3 - The Return [O Retorno]









E o jogo continua, com GlaDOS mais vingativa do que nunca e cheia de sarcasmo. Na medida em que avançamos nas salas, ela vai “colocando ordem no barraco”.









Temos também algumas novidades nas salas, como os cubos que desviam a direção dos lasers, pontes de luz azul sólida e plataformas que impulsionam o jogador para várias direções.









E então, GlaDOS revela que “ontem” foi aniversário da Chell, e que ela receberia uma surpresa.









Capítulo 4 – The Surprise [A surpresa]









Que na verdade não foi nada. Apenas uma brincadeira sem graça. No final da primeira sala do capítulo, GlaDOS ainda piora as coisas ao brincar de fazer uma ligação para a casa dos pais de Chell.









E para nossa surpresa [sim, essa é real] Weathley estava vivo! E sabia como achar a saída das instalações. Ela só precisaria esperar mais um pouco.


[Continua...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário