Saudações Pseudo-Nerds do mundo! Hoje teremos a primeira parte do iPlay de Portal 2. Então aproveitem e não deixem de comentar!!!
Antes
de começarmos, precisamos esclarecer algumas coisas.
Primeiro,
o que é este review?
Uma
explanação geral sobre o referido jogo, explorando
alguns pontos que nós julgamos interessantes e compartilhamos
com vocês.
Segundo,
o que NÃO é este review?
Um
guia, walkthrough, gameplay ou qualquer outra ferramente de “me
ensine a jogar e passar todas as fazes sem ter que pensar pra poder
prosseguir no jogo”.
Atenção:
o artigo a seguir contém spoilers [revelações de
conteúdo] do jogo. Se você ainda não jogou e não
quer saber do que acontece lá, NÃO LEIA!
Ficha
técnica
Nome/Título
Original: Portal 2
Ano
de lançamento: 2011
Empresa:
Valve Software
Gênero:
Tiro/Ficção Científica
Classificação
ESRB: T
Plataformas:
PC, MAC, X360 e PS3
Formas
de jogo: Single Player/Co-Op
Nossa
classificação: ver no final do review
Bem,
como introdução, recomendamos que você jogue
primeiro o Portal “1” para entender um pouco da história.
Você deve se lembrar que, no final do jogo, após GlaDOS
(nome chato pra escrever!) ser destruída, vemos Chell ser
arrastada para algum lugar. Óbviamente havia mais alguém
no local, alguém que sabia de tudo e que não poderia
deixá-la escapar e contar ao resto do mundo o que acontecia
lá.
Diferente
de seu antecessor, Portal 2 segue o padrão de divisão
das partes do jogo como a série Half-Life, dividindo a
história em capítulos.
Capítulo
1 - The Courtesy Call
(algo como Visita de Cortesia)
Pois
bem. Logo no início do jogo, “acordamos” em um tipo de
quarto, com uma arrumação simples e muito parecida com
a de um hotel. Uma voz eletrônica nos faz realizar exercícios
ridículos para testar se não estamos loucos. E então,
dormir de novo.
Após
o flash, acorda-se novamente, desta vez com a imagem do quarto
modificada para um típico cenário de terror. A voz
eletrônica dizia ter se passado nove (..) não se se sabe
se são mêses, anos, décadas. Dias não pode
ser por que o estado de decomposição das paredes mostra
que passou muito mais tempo que 9 dias. A partir daí,
conhecemos o terceiro personagem, em sua aparição
inédita: Wheatley.
Ele
literalmente carrega o quarto até uma entrada (que não
existia até ele abrir um buraco na parede batendo o quarto
contra ela!). No caminho, podemos ver outros quartos enfileirados,
que podem dizer que existem outros humanos para testes. Vai saber.
Ao
entrar no lugar, cai-se dentro do cubículo de testes inicial,
o mesmo do primeiro jogo. A voz eletrônica diz que devido à
problemas técnicos, ao invés dos testes convencionais,
serão realizados testes de emergência, algo como um
substituto às salas originais. Mesmo porque não ia ter
graça jogar as mesmas salas do primeiro de novo. Quando se
passa pelo portal, se olhar depressa, vai notar que a imagem da Chell
foi melhorada, dando um ar mais real e jovem à ela. E agora
temos mais certeza de que ela é uma mulher, e não o ser
esquisito do primeiro jogo.
Observem
o novo elevador, muito mais elegante que o do primeiro jogo.
Caminha-se
pelo jogo, passando por algumas salas e nota-se a destruição
ao redor, o que passa a idéia de que muitos anos se passaram,
desde o primeiro jogo.
Chamo
a atenção para o local onde encontramos a arma de
portal (apenas o azul). Nas paredes há muitos desenhos.
Depois
de um tempo, chegamos ao local onde o “corpo” da GlaDOS está.
Reparem que é diferente do primeiro jogo. Mas nada abissal. E
quando a saída parecia próxima, o computador faz com
que ela se levante e comece tudo de novo. Pobre Weathley, morrer
assim, amassado.
“Você
realmente deve amar os testes.” a fala sinistra da GlaDOS.
Caímos
mais fundo, até o incinerador central, onde todo o lixo das
instalações vai. Vemos muitos cubos e turrets jogados
lá. Quanto desperdício!
Capítulo
2 - The Cold Boot
[literalmente O Arranque à Frio]
Capítulo
3 - The Return [O Retorno]
E
o jogo continua, com GlaDOS mais vingativa do que nunca e cheia de
sarcasmo. Na medida em que avançamos nas salas, ela vai
“colocando ordem no barraco”.
Temos
também algumas novidades nas salas, como os cubos que desviam
a direção dos lasers, pontes de luz azul sólida
e plataformas que impulsionam o jogador para várias direções.
E
então, GlaDOS revela que “ontem” foi aniversário da
Chell, e que ela receberia uma surpresa.
Capítulo
4 – The Surprise [A surpresa]
Que
na verdade não foi nada. Apenas uma brincadeira sem graça.
No final da primeira sala do capítulo, GlaDOS ainda piora as
coisas ao brincar de fazer uma ligação para a casa dos
pais de Chell.
E
para nossa surpresa [sim, essa é real] Weathley estava vivo! E
sabia como achar a saída das instalações. Ela só
precisaria esperar mais um pouco.
[Continua...]
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