Páginas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

#CoisasLoucas: mas afinal, o que é um pseudo-nerd?

Não sei se isso também intriga você, mas já recebi muitas perguntas de pessoas variadas sobre o que é ser um pseudo-nerd. E não se engane, achando que somos apenas pessoas toscas querendo criar uma nova tendência no mundo, inventando um "status" de personalidade. Os pseudo-nerds existem, e estão espalhados pelo mundo. Mas para entender o que é ser um, precisamos voltar um pouco no tempo.



Segundo a Wikipédia, Nerd é uma pessoa que exerce intensas atividades intelectuais, que são consideradas inadequadas para a sua idade, em detrimento de outras atividades mais populares. De forma mais legível, um Nerd é uma pessoa amante de algo que envolva a mente, e que o faz não dar muita importância com o mundo físico ao redor e suas atividades relacionadas, como relacionamentos, sexo, esportes e etc. Mas isso não significa que um nerd não faça tais coisas!
Com o passar dos anos, o conceito de Nerd foi ficando mais complexo, com veias partindo em direções diferentes, expressando mais algumas características do que outras. Viu-se então a necessidade de se subcategorizar o universo nerd. Surgiu então, uma torrente de novos conceitos de personalidade, que sublinhavam em suas bandeiras o seu orgulho e motivação.
Ainda segundo a Wikipédia (adoramos a Wikipédia!), podemos citar as categorias mais conhecidas:

Geeks: para os aficcionados em tecnologia e suas vertentes;
Gamers: para os viciados em games;
Fandom: para os que amam orbras literárias ou filmes e os defendem até a morte;
Otakus: os amantes incondicionais das artes nipônicas, os mangás e animês, além de cosplayers e afins;
Fanboy: as pessoas-propaganda das maiores marcas mundiais;
FanFicter: as pessoas que escrevem literatura baseando-se nas suas obras favoritas;

Aos poucos, a imagem dos nerds foi mudando, desde a vestimenta até o modo de se comportar em diversas situações cotidianas. Mas este é um assunto para estudos chatos de psicologia (que nós "adoramos"!). O exemplo mais recente que pode-se encontrar na mídia é o do personagem Sheldon Cooper, do seriado The Big Bang Theory, Warner.

Mas afinal, o que vem a ser um Pseudo-nerd?

Nada mais é do que uma mescla de todas as vertentes do universo Nerd de forma atenuada, ou seja, nenhuma das características é 100% expressa o tempo todo. O pseud-nerd tem momentos para cada atividade, e preocupa-se também com o mundo físico ao seu redor. Pseudo-nerds tem vida social ativa e também estão preocupados com o que suas ações causam no resto do mundo. Talvez seja uma definição, ou melhor, uma classificação psicológia não conhecida e não reconhecida, mas essas pessoas existem (somos nós!) e estão inseridas em nossa sociedade.

E nós somos importantes! Movimentamos muitos mercados, como os de games, livros, filmes e também ajudamos o comércio local, saindo com os amigos (sim, temos amigos reais também!) (por favor não interpretem isso mal!!!!!). E agora que você sabe o que é ser um pseudo-nerd, comece a olhar a vida com outra visão. Quem sabe você mesmo não é um?

3 comentários:

  1. LOL, Valeu Jon Jones, finalmente consegui me definir em uma palavra. Antes eu tinha que me definir por barras, como no meu tumblr, tipo Otaku/Geek/Roqueiro. Menos um problema na minha vida. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, Arthur. A classe dos Pseudo-nerds só tende a crescer a cada dia. E logo logo descobriremos mais pessoas como você, que até então não sabiam como "se classificar".

      E obrigado por comentar.

      Excluir
  2. Oi! Nossa, adorei! Pensei que nunca acharia uma definição para a minha pessoa, mas daí vc escreve este texto! Sou uma Geek, Fandom e FanFicter! U-U Apesar do povo da minha sala me chamar de Nerd... kkk, sou apenas esforçada e inteligente, não tenho culpa se estudo e o resto não, certo?? Kkkkkk, ignora!
    Bjs!!

    ResponderExcluir